Resenha do artigo uma obra de mestre
Resenha Acadêmica do artigo “Uma obra de Mestre”, escrita por C. Lúcia M. Valladares de Oliveira, e publicada na Revista Mente e Cérebro; o texto nos reporta ao início da psicanálise, que foi nascida em Viena no fim do século XIX como uma clinica inovadora para o tratamento da histeria e da sexualidade; como também das especificidades psicanalítica: descoberta do inconsciente; neuroses decorrentes de perturbações na vida sexual; Resistência e transferência; especificidade do método analítico e interpretação dos sonhos. A história da vida de Freud e a história da psicanálise se entrelaçam intimamente, a ponto de se poder dizer que ela chegou a ser todo o conteúdo de sua existência, no sentido de uma permanente atitude investigatória dirigida para os misteriosos eventos da mente humana. Ele sempre afirmou a necessidade de se livrar da "inocente fé na autoridade" para poder percorrer caminhos novos; os trajetos dos outros lhe pareciam importantes... Como referências para o seu próprio.
A autora através do tema “Uma obra de mestre”, cita que a aventura psicanalítica se inicia com a publicação de “A interpretação dos sonhos”, em 1900, quando Sigmund Freud escreveu em sua obra-prima “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. O livro levou dois anos (1898 e 1899) para ser escrito e nele Freud edificou os principais fundamentos da teoria psicanalítica, constituindo como o ponto de apoio para todo o desenvolvimento posterior da sua obra. Para Freud, a essência do sonho é a realização de um desejo infantil reprimido.
Em seu artigo ela faz um breve comentário sobre a Horda Primitiva, a Conquista das Américas, Rivalidades e Dissidências, Comitê Secreto, Controvérsias Pós Freudiana, Rumo a Construção e Releitura da Obra Freudiana, distribuído em nove páginas e acrescido de fotos da época.
É bom lembrar que a Horda Primitiva, segundo Freud, é o ponto de partida para o início da