Administração
Ferrugem
Patógeno
Sintomas
Condições predisponentes
Comum
Puccinia sorghi
Pústulas alongadas cor marrom distribuídas em faixas nas duas faces da folha
Temperatura amena e alta umidade
Polissora
Puccinia polysora
Pústulas ovais cor canela com distribuição homogênea na face superior da folha
Temperatura elevada e umidade elevada
Tropical
Physopella zeae
Pústulas em grupos cor creme ou amarelada
Temperatura moderada a alta e umidade elevada
Fonte: Fantin et al. (no prelo) Subir
FERRUGEM COMUM
Importância
Esta doença tem ampla distribuição na cultura do milho no país. É uma doença antiga, muito disseminada e bastante estudada. Nos cultivares suscetíveis, esta doença pode afetar significativamente o rendimento. É favorecida por alta umidade e temperaturas amenas, portanto mais importante nos primeiros plantios, principalmente da região sul, e nos plantios de milho safrinha.
Sintomatologia
A doença caracteriza-se pela presença de pústulas geralmente alongadas, de coloração marrom, principalmente nas folhas, nas duas faces, em discretas faixas transversais.
Ferrugem comum (Puccinia sorghi). Controle É feito, essencialmente, através do cultivo de materiais com maior resistência, complementado evitando-se o plantio de cultivares suscetíveis em épocas com temperatura muito amena, principalmente na fase vegetativa da cultura.
Subir
FERRUGEM POLISSORA
Importância
Esta doença adquiriu grande importância nesta década. É a mais agressiva e destrutiva entre as ferrugens do milho, podendo causar rápida necrose da planta. Tem sido mais danosa nos plantios mais tardios e nos de início da safrinha, quando ocorrem temperaturas elevadas. Pode disseminar-se amplamente em grandes áreas de monocultura com milho suscetível, levando à infecção precoce e maior severidade principalmente das culturas mais novas próximas às mais velhas.
Sintomatologia
Os sintomas são