O Processo de Ensino-Aprendizagem num Ambiente Escolar Centrado na Tecnologia
O Ambiente Educacional
A escola deve ser um ambiente estimulante, que valorize a criatividade e o novo, que possibilite ao indivíduo construir o conhecimento de maneira mais motivada e crítica. A escola deve proporcionar um movimento que caminhe lado-a-lado com as trocas de experiências e de afetividade, enriquecendo o ato de aprender e desenvolvendo o pensamento crítico reflexivo. A chegada dos computadores nas escolas veio contribuir para tornar o ambiente mais rico para a interação entre as pessoas, oferecendo condições para envolver os estudantes e estimular a investigação, além de possibilitar paradas e retornos para interpretação e análise, atendendo o ritmo de cada aluno.
Neste ambiente rico em aprendizagem, o docente não é o único que detém a informação. O conhecimento passa por outras mãos que não as do professor e os alunos buscam as mais variadas formas de conhecimento. Assim, a relação educador e educando deve favorecer à mudança de postura do professor, que precisa atualizar sua maneira de dar aula.
A relação professor-aluno, fundamental no processo de ensino-aprendizagem, deve se basear em critérios subjetivos. O docente deve ter sensibilidade para com o seu aluno, oferecer atenção e cordialidade, além de manter atitudes firmes e coerentes, equilibrando seriedade e paciência, sem nunca alterar a voz e usar de autoritarismo em sala de sula. Além disso, é fundamental manter os alunos interessados em aprender, atentos às explicações e dispostos a realizar as tarefas propostas.
No processo educativo em um ambiente informatizado, é necessário o bom relacionamento entre os alunos, entre o professor e os alunos, e a interação dos alunos e professor com os recursos de Informática devem favorecer a construção do conhecimento de uma forma atrativa e apropriada. A Informática vem trazendo à Educação uma nova forma de comunicação e está revolucionando os métodos de