Administração
Para iniciar uma plantação da soja, o agricultor interessado no plantio deve primeiramente saber em que época deverá fazer a plantação, em seguida deverá elaborar um projeto que irá mostrar passo-a-passo todas as etapas que se deve seguir para ter bons resultados, desde o inicio da plantação até o final da colheita. O agricultor poderá fazer a plantação em seu próprio terreno como também em sociedade, recebendo recursos financeiros e etc.
Este projeto é de grande importância para o agricultor, nele deve constar um cronograma e especificar as atividades e etapas a seguir. O Agricultor deverá escolher bem a semente que irá plantar e tomar cuidados necessários quanto as pragas que irão surgir quando a plantação começar a se desenvolver. Também dever ser calculado no projeto os custos com máquinas, equipamentos, mão-de-obra, agrônomo e outros gastos que ele terá com sua plantação.
A plantação de soja tem todo um cuidado, como por exemplo, aragem da terra, plantação das sementes, adubagem e outros procedimentos. Outro fator é estar atento quanto às surpresas que irão surgir durante o período de plantio e crescimento da soja. Fazer a análise e deixar o terreno apropriado para a plantação da soja e fazer todos os procedimentos de regularização da licença ambiental já é um bom começo. Pois o agricultor deve estar ciente de que a qualquer hora ele receberá a visita de um fiscal que irá fazer a fiscalização em toda a área plantada e irá verificar se o agricultor fez seu cadastro na Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária). De fato, é importante que este esteja com todos os documentos e a licença Ambiental regularizada, caso contrário poderá estar sujeito a multas.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, até 15 hectares de terra o agricultor poderá tirar a licença na prefeitura em sua própria cidade, mas caso contrário, estiver planejado fazer a plantação em mais de 15 hectares, ele deverá procurar a SEMARH (Secretaria do Meio Ambiente e dos