Administração
Entre as maiores preocupações da administração nos dias atuais está a de comunicação. Isso já vem desde a Primeira Grande Guerra, quando ficou claro que a catástrofe fora causada, essencialmente por falhar na comunicação. A comunicação repentinamente tornou-se um doa assuntos de maior interesse para acadêmicos e para profissionais. Em psicologia de administração, por exemplo, a moda atualmente é o Grup-T, com seu treinamento de sensibilidade. O objetivo confesso não é a comunicação, mas sim o autoconhecimento. Os gupos- T enfocam no ‘’EU’’ e não no ‘’TU’’.
Primeiro é o receptor quem comunica. O assim chamado ‘’comunicador’’ apenas se ‘’expressa ‘’. Mas os homens somente podem perceber aquilo que são capazes de perceber. Da mesma forma que o ouvido humano não ouve acima de uma determinada tonalidade a percepção humana não percebe o que está alem de seu campo de percepção. Um homem pode ouvir fisicamente, ou ver visualmente, mas ele não pode aceitará o que ouve ou vê, e isto não se tornará comunicação. Em comunicação, qualquer que seja o veiculo, a primeira pergunta tem que ser – está comunicação está dentro do campo de percepção do receptor? Será que ele pode Recebê-la? Os homens percebem, via aquilo que esperam perceber. Em grande parte vem aquilo que querem ver, e ouvem em grande parte, aquilo que querem ouvir. Portanto antes que possamos comunicar, é preciso saber o que o receptor espera ver e ouvir. Quanto mais informação, maior a necessidade de uma comunicação operante e eficaz. Em um mundo complexo há necessidade de experiências compartilhadas nas decisões, ou não existira percepção comum, nem comunicação, e , portanto , nem aceitação das decisões, nem condições para implementá-la. A comunicação funciona somente de um membro de ‘ Nós’ para outro.
8- Organizando o tempo de um executivo
A maioria dos executivos não sabe o que faz com o seu tempo. O tempo é uma coisa inteiramente singular porque seu suprimento é