Administração
Curso: Administração 2º semestre N10 – Poló Tucuruí 4079-PA
Disciplina: Teoria da Administração
Alunas:
ATPS –Atividades Práticas Supervisionadas
Professor:Olney Bruno da Silveira Junior.
Tucuruí – Pará 14 de setembro de 2012
Introdução
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as TeoriasAdministrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normasprincipais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia a diadas pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerardesenvolvimento, com o objetivo principal de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida apartir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto eexistia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suasformas de produção eram rudimentares e adotavam normas própriasnormas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
Sem os critérios adotados atualmente pelaAdministração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário oexercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar. Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administradorprecisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativasadequadas para a situação”.
A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização afeta aos homens de negócios. A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos