Instalçao de gás residencial
PROJETO E EXECUÇÃO
4.1 Entrada do gás
4.2 Instalação de tubulação
4.3 Acoplamentos de tubos e conexões
4.4 Instalação de equipamentos
4.5 Identificação e proteção
4.6 Comissionamento
4.7 Instalações existentes
4.1
4 Projeto e execução
4.1 Entrada do gás
Considerações gerais
De acordo com as características arquitetônicas da edificação e os usos pretendidos, o projeto deve estabelecer a tipologia construtiva mais adequada para a rede de distribuição interna de gás natural, as pressões da rede e os materiais das tubulações. A escolha da tipologia construtiva deve ser feita em função da finalidade do imóvel (edifícios, casas e comércios) e das características locais (ver Capítulo 3).
A Comgás deve ser consultada com relação à existência de rede de distribuição e às pressões de fornecimento.
O projeto e execução da rede de distribuição interna deve levar em consideração os requisitos da NBR 15526.
Atribuições e responsabilidades
O projeto e construção da rede de distribuição interna são de responsabilidade do proprietário do empreendimento.
Os projetos da rede de distribuição interna devem ser elaborados por profissional responsável com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A execução da rede de distribuição interna deve ser realizada por empresa com responsável técnico com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A empresa responsável pela execução da rede de distribuição interna deve possuir proced imentos definidos e pessoas devidamente qualificadas para a execução dos serviços, bem como registros e evidências que possam comprovar tal capacitação. Qualquer alteração no projeto da rede de distribuição interna somente deve ser executada após a aprovaç ão por profissional responsável e deve ser devidamente registrada.
Após a execução do teste de estanqueidade, deve ser emitido o laudo técnico