administração
O Microambiente por sua vez, corresponde a sistemas próximos à empresa e que interagem com ela de maneira forte e permanente. Abrange os fornecedores de insumos, os clientes, os competidores e os órgãos governamentais ou regulamentadores. O microambiente influencia permanentemente a empresa e esta também procura influenciá-lo, tendo, quase sempre, alguma capacidade para isso.
Fatores que compõem o Micro ambiente:
a) Consumidores: Usuários dos produtos e serviços da organização.
b) Fornecedores: Supridores de recursos: capital, mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e informações, entre outros.
c) Concorrentes: Produzem bens ou serviços iguais, semelhantes ou sucedâneos, visando aos mesmos consumidores ou usuários; competem pelos mesmos recursos junto aos mesmos fornecedores.
d) Regulamentadores: Entidades que impõem controles, limites e restrições à ação da organização: governo, meios de comunicação de massa, sindicatos, associações empresariais e de classe e organizações não governamentais.
A interação do sistema organizacional com o ambiente no qual ele atua, cria nesse sistema subsistemas específicos, que interagem, cada um deles, com setores específicos do ambiente geral e, especialmente, do ambiente operacional. Assim, surge o conceito de diferenciação no sistema organizacional.
Etapa 2- planejamento estratégico da Organização
1- Análise do ambiente externo
Fatores macroambientais:
O Macroambiente é constituído pelas forças sociais mais amplas, que afetam todo o ambiente e geralmente não pode ser controlado, como por exemplo, as forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Ambiente Demográfico
O ambiente demográfico influencia decisões no nível corporativo do mini mercado ponto fácil, pois a escolha dos mercados onde a empresa atua tem como um de seus determinantes o tamanho da população a mesma atende.
É o estudo da população humana em termos de