Administração
Assunto: Teorias Ambientais
Conceito Geral:
- Conjunto de Teorias modernas que trabalham com fatores relacionados ao ambiente e a organização
- Meio ambiente: Conjunto de forças externas que influenciam o modo o qual as organizações funcionam e obtêm recursos.
Reflexões Teórico-Práticas:
A Teoria da Ecologia Populacional possui uma visão Darwinista da relação entre o meio ambiente e a organização, e tem como unidade de estudo os grupos organizacionais com estruturas similares. A teoria da Ecologia Populacional se opõe a Teoria da Contingência porque não admite que a organização se adapte ao meio ambiente; para ela, é este que a seleciona.
Seu estudo se baseia no ciclo de vida das organizações, ou seja, que certos fatores levam as comunidades – conjunto organizacional de um mesmo tipo – a predominar num determinado ambiente em determinado período.
Já a Organização em Rede determina que uma estrutura em rede é formada por um conjunto de diferentes organizações cujas atividades estão coordenadas por meio de acordos, contratos ou relações inter-pessoais.
Um exemplo de atividade em rede é a terceirização. Uma desvantagem desse tipo de organização em rede, tomando como exemplo a terceirização, é que o controle da uma empresa diminui ao passo em que esta passa a depender de que outra exerça determinada atividade para poder finalizar o seu serviço.
O Neo Institucionalismo estuda as formas de incorporação de uma empresa. São estas a coerção – estabelecida pelo Estado através de sanções -, a normalização – mecanismo que permite a legitimação de uma organização pela adoção de uma estrutura validada por uma entidade supra nacional (caso do ISSO 9000) -, a indução – caso dos subsídios que o governo oferece aos estados para ‘impor’ de certa maneira sua política administrativa – e o mimetismo, através do qual uma organização decide adotar