Administração
ADMINISTRAÇÂO
PRODUÇÃO TEXTUAL – FILOSOFIA
Arapiraca - Alagoas
2010
PRODUÇÃO TEXTUAL – FILOSOFIA
Trabalho apresentado ao Curso Adminitração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia
Professora: Marcia Bastos
Arapiraca - Alagoas
2010
INTRODUÇÃO
Indubitavelmente o gerente, o executivo ou administrador de uma grande empresa ou de qualquer outra organização, é uma das figuras que disputam, sem muita dificuldade, os primeiros postos de popularidade, admiração e inveja entre a grande massa de consumidores de imagens e estilos de vida (na verdade, todos nós).
Esta concepção do homem de negócios serem assumido como "representante de ideais sociais" não é clara; e é, em muitos aspectos, perigosa. De um lado, os gerentes e executivos mais conhecidos convertem-se em líderes sociais dos quais se espera o exemplo. "Não devem comportar-se como sabemos que nos comportamos todos; se espera que procedam como nós sabemos que deveríamos nos comportar” [DRUCKER, 1993, p.130].
Esta é a idealização por parte da sociedade. Por outro lado, o gerente representa o "guerreiro do final do século", que através de táticas e estratégias, desenha seus planos, utiliza-se de recursos físicos, financeiros e humanos para enfrentar o inimigo (concorrentes, Estado, sociedade etc.) e obter vantagens ou lucros a qualquer preço. É o indivíduo competitivo e competidor orientado por objetivos, sejam eles pessoais ou impostos pela organização. Este é o desejo das "empresas".
Com base no papel atribuído à atividade humana, a sociedade moderna desenvolve uma ética do trabalho que consiste em entender essa atividade como fator fundamental à construção da identidade e da realização pessoal onde prevalecem relações fundadas na dignidade, liberdade e na igualdade entre os homens.
Desse modo, uma reflexão sobe a dimensão ética nas empresas deverá passar pelo resgate da qualificação profissional, mas incluirá outros