Administração
1. Introdução
As empresas e organizações no decorrer do tempo têm de se adaptar as mudanças tecnológicas, para não ficarem ultrapassadas. Isso acontece todos o dias, em todos os países, mudanças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais forçam as empresas a se adaptarem ao novo cenário.
O resultado dessa evolução são os tipos de empresas existentes hoje. Praticamente não existem empresas atualmente que funcionam apenas no estilo de Empresa Tradicional ou Clássica, baseada no mundo de papel, sem conexão com internet e o mundo digital, as que existem estão mais próximas de oficinas de artesãos do que de uma organização complexa.
A grande maioria das empresas vive hoje em modelo misto (Empresa Mista) pois possuem tanto um endereço físico, como um virtual, uma empresa tradicional onde existe loja show-room (endereço físico), mas que também trabalha com o acesso através Internet (endereço virtual).
1.1. Empresa Virtual
Empresa Virtual é uma empresa que não possui lugar físico para interação com seus clientes, possuem apenas o meio virtual. Mesmo essas empresas ainda precisam utilizar espaços físicos para armazenamento e distribuição de seus produtos - mesmo que terceirizados.
Muitos empreendedores estão apostando na possibilidade de não montar uma sala para a empresa, pois projetos fixos em matriz física geram custos fixos que muitas vezes são impossíveis de serem mantidos: aluguel, luz, água, etc. Ao invés de abrir uma empresa numa sala, registra-se a empresa e executam-se as suas tarefas em locais remotos interligados pela internet, visitando a empresa do cliente, e quando necessário alugando por dia/hora uma sala para recepcionar os clientes. Essas são conhecidas como Empresas Virtuais.
Como as Empresas Virtuais funcionam?
Uma empresa sem a infra-estrutura física tradicional tem sido a solução de muitos empreendedores que iniciam um novo negócio. Todo empresário quando pensa em abrir um negócio