Administração
Este trabalho tem por objetivo criar oportunidades empreendedoras de negócios no estado do Ceará. Através de pesquisas analisaremos a economia atual, a infra-estrutura, as maiores empresa e as principais cidades para identificarmos quais oportunidades de negócios o estado do Ceará tem para oferecer.
2. ECONOMIA DO CEARÁ
1. Aspectos Gerais da Economia Cearense
A economia do Ceará é uma das que mais cresce nos últimos anos entre os estados do Nordeste. Sua industrialização tem superado limites, onde o governo tem trabalhado bastante na implantação de várias indústrias no interior do Ceará, através de incentivos fiscais.
Hoje a vocação econômica do Ceará, é primordialmente voltada para a área de turismo e para a área industrial, principalmente para os ramos de Produtos Alimentares, Calçados e Vestuário, muito embora outros setores, como as indústrias de Tecnologia da Informática tenham apresentado comportamento de desenvolvimento bastante animador. O número de Empresas de Base Tecnológica que se inscreveram para o Prêmio FINEP de Inovação cresceu de 4, em 2000, para 106, em 2007. E o número de ganhadores subiu de 1, em 2000, para 6, em 2007. Por outro lado, os valores contratados sob a égide do FNDCT, cresceram de R$1.860.389,76, em 2003, para R$21.318.144,34, em 2006, apresentando, portanto, uma taxa de crescimento de 1.145% no período de apenas 3 anos. Por estes motivos é que o Setor Industrial é de fundamental importância para a economia do Ceará. O turismo também não fica para trás. É um dos maiores investimentos do Ceará, que vem atraindo cada vez mais turistas, e também por abrir vários setores da economia, como na indústria hoteleira, que tem vários ramos como restaurantes, lavanderias, serviços de limpeza, etc.
Durante os primeiros três meses de 2010, o Ceará foi o terceiro estado brasileiro em exportação de mel de abelhas, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O preço médio do produto por quilo foi um dos