Administração
Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização. Do seu processo de industrialização obtém-se como produtos o açúcar nas suas mais variadas formas e tipos, o álcool (anidro e hidratado), o vinhoto e o bagaço.
Devido à grandeza dos números do setor sucroalcooleiro no Brasil, não se pode tratar a cana-de-açúcar, apenas como mais um produto, mas sim como o principal tipo de biomassa energética, base para todo o agronegócio sucroalcooleiro.
Este Trabalho tem por objetivo abordar o processo inicial de industrialização da cana-de-açucar, partindo do seu primeiro passo ao ser recebida na usina que se inicia na pesagem e se estende até os primeiros ternos de moenda onde é extraído o caldo que será usado na produção de açúcar ou álcool.
Entrada na Usina.
Pesagem da cana: É através da pesagem da cana que o setor agrícola consegue controlar a sua produção e produtividade. A área industrial depende desta informação para controlar seu processamento e medir a produtividade industrial. São dependentes também deste controle o pagamento da cana de fornecedores e do transporte terceirizado.
No processo de modernização do setor de recepção de cana, viabilizando o aumento de velocidade desta operação e adequando-se ao recebimento de caminhões de cana inteira e picada cada vez mais longos.
Laboratório de Sacarose: É nesta operação que se determina a qualidade da cana-de-açúcar. e a quantidade de sacarose presente, que vai servir para se determinar a eficiência de recuperação do processo industrial e o pagamento da cana recebidas dos fornecedores.
A amostra retirada através de um tubo sonda rotativo na carga de cana dos caminhões previamente sorteados na balança é desintegrada numa forrageira e prensada numa prensa hidráulica e o caldo resultante analisado para se determinar os parâmetros técnicos que definem a qualidade da cana (brix, e pol).
O equipamento utilizado nas