Administração
Em toda sua história, o ser humano sempre inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços para, assim, conseguir melhores resultados de suas ações.
E isso ficou evidenciado a partir do momento em que aprendeu a reunir forças, juntou, pessoas, idéias e experiência, passando a trabalhar em grupo. Entre todas as criações do ser humano, a que avulta e sobressai por ser a mais complexa e maravilhosa é indiscutivelmente a administração.
A forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços. Não existem duas organizações iguais; cada qual tem sua personalidade própria.
As organizações apresentam bastante diversidade, isto é, elas são profundamente diferentes entre si, podem ser pequenas, médias, grandes, nacionais, regionais, internacionais ou mundiais.Por outro lado, elas apresentam enorme complexidade, pois se caracterizam como sistemas abertos e orgânicos. Lidamos com elas anos a fio e não conseguimos entender exatamente como funcionam, como sobrevivem ou crescem.
A administração envolve simultaneamente arte, tècnica e ciência:
- Arte porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade.
- Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais.
- Ciência porque se fundamenta em teorias, idéias, conceitos e abstrações.
A administração faz acontecer. No fundo, ela não é apenas desempenho planejamento, organização, direcionamento e monitoração de esforços
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos nos dias de hoje,a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana.Vivemos em uma civilização em que predominam as organizações e na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.
E a tarefa