Administração
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Curso: Administração Turno: Noturno
Professora: Gracilene Marques
INTRODUÇÃO À ECONÔMIA
Conceito de economia
“Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços” (p.2).
“Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam” (p.2).
Sistemas econômicos e problemas econômicos fundamentais
“Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada a sociedade” (p.2).
Os elementos básicos de um sistema econômico são: (p.2) * “Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção”; * “Complexo de unidades de produção”; * “Conjunto de instituições politicas, jurídicas, econômicas e sociais”;
Os sistemas econômicos podem ser classificados em: (p.2-3) * “Sistema capitalista, ou economia de mercado”; * “Sistema socialista, ou economia centralizada”;
Problemas econômicos fundamentais
“Da escassez dos recursos dos fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os problemas econômicos fundamentais: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?” (p.3).
“Em economias de mercado, esses problemas são resolvidos predominantemente pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e da demanda. Nas economias centralizadas, essas questões são decididas por um órgão central de planejamento” (p.3).
Curva de possibilidades de produção (ou curva de transformação)
“A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade de produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre alternativas de produção” (p.4).
“devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um