Administração
O comportamento Organizacional baseia-se no método cientifico, que prevê observação, predição e mensuração. O método cientifico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização. Alguns alunos se perguntam por que o método cientifico é tão importante para as ciências,em geral, e para o CO, em particular.A resposta parece-nos bastante simples: o método cientifico permite uma certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra.Permite também que os praticantes de CO estudem, de forma sistemática,os problemas com que se deparam na organização e não tenham de confiar única e exclusivamente na intuição. Em nossa visão, não se trata de abandonar a intuição pelo método cientifico, mas sim de ampliar nossa forma de análise com o acréscimo do método científico.
Arriscaríamos uma outra definição, a do professor John Ivancevich, com algumas modificações de nossa parte e que acreditamos mais completa e elucidativa: O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções,sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização,seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Derek Pugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
As organizações não operam em um vácuo, mas são influenciadas, de forma variada, pelo seu contexto, corresponde á parte externa do modelo.Uma compreensão mais clara do ambiente pode ser feita pela analise PESTLEE, um acrônimo das principais variáveis contextuais: Políticas,Econômicas,