Administração e a promoção do conhecimento
Há algum tempo o tema Administração do conhecimento é um dos assuntos mais abordados nas organizações. Na criação de estratégias o processo se inicia com os membros que fazem parte do fluxo, para compartilhar o conhecimento é uma forma de promoção do mesmo.A criação do conhecimento nas empresas não é algo fácil de ser atingido, é difícil de prever e controlar.
Mas existem certas barreiras individuais estão ligadas a barreiras mentais que obstruem o desempenho do funcionário, pois em cada pessoa existe uma memória de conhecimentos e experiências, daí quando se é conflitado essa auto-indentidadade é abordada juntamente com essa memória de crenças e pensamentos sobre o mundo por eventos presenciados e vividos.
Também existe o conflito da auto-imagem , quando há novos conhecimentos . Existe a ameaça de mudanças em si mesmo, com novas práticas estabelecidas pelas organizações. Com essa possibilidade de mudança as pessoas muitas vezes resistem a essas novidades. Um exemplo disso, é a implementação de novas tecnologias para pessoas na empresa que já estão há algum tempo usando formas mais antigas nas atividades de trabalho, e tendem a resistir. Exemplo: o funcionário é exposto a um novo conjunto de exigências do cliente sobre as quais ele não se sente preparado para lidar porque nunca viveu antes. A auto-imagem da pessoa pode se tornar uma forma de preconceito contra o aprendizado do novo. Exemplo, comentários do tipo, “Você sabe, não preciso aprender a usar essa tecnologia porque não sou ligado em computadores”. A pessoa neste caso já criou uma barreira para si mesmo contra o conhecimento novo.
Assim como existem barreiras individuais, as organizações apresentam também por conta de tendências humanas naturais. Dependem também de paradigmas limitados da empresa, assim como a necessidade de uma linguagem legitimada, histórias organizacionais e procedimentos. A organização tem que buscar com base nas habilidades de