Administração- teoria e prática no contexto brasileiro - estudo de caso
Capítulo 1 – Introdução à Administração e às organizações
Questões:
1- A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
Pesaram a favor da estatização da CVRD a forte tendência neoliberal corrente à época, segundo a qual o Estado deveria exercer um papel mínimo na economia, deixando o mercado gerir-se sozinho, e o fato de que o Estado torna tudo mais caro para a sociedade em relação ao que pode ser feito pela iniciativa privada e que, além disso, carece de recursos necessários para investimentos em infraestrutura. Outro ponto importante é o cabide de empregos e uso político de cargos nessas empresas estatais, abrindo margem para medidas populistas na fixação de preços e tarifas.
Entre os argumentos contra a privatização, figuram as circunstâncias suspeitas em que os leilões foram realizados, já que o BNDES financiou parte dos valores, inclusive a investidores estrangeiros, o que levaria a privilegiar grupos privados específicos. A maior parte dos valores veio de empréstimos do BNDES e de fundos de pensão da própria CVRD, o que levou muitas pessoas a dizer que não se tratava de uma venda de fato. Além disso, como o Estado perdia o controle da empresa, havia o temor de que a nova política interna pudesse afetar toda a cadeia produtiva nacional atrelada à Vale.
2- Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenha de uma organização?
A eficiência é a capacidade de realizar as atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos. Mede a razão entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. Quanto maior a produtividade da organização, mais eficiente ele será. Preocupação com os meios.
A eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Implica em escolher os objetivos certos e conseguir