Estudo de caso cap 1 administração teoria e prática no contexto brasileiro questões
1) Nas privatizações brasileiras foi possível observar muitas divergências nas opiniões sobre este assunto, incluindo a CVRD. As privatizações estavam sendo aplicadas a nível mundial pela corrente de pensamento neoclássica, que defendia que o governo não deveria influenciar o mercado, como uma possível resposta para alavancar o desenvolvimento econômico, bem como, no caso brasileiro, uma maneira de diminuir a corrupção e ineficiência.
Porém, as empresas contratadas para avaliar a Vale utilizaram-se de critérios que não levaram em consideração as jazidas de minérios sob poder da empresa, de maneira que a Vale foi privatizada por um valor muito inferior ao real e fez com que muitos considerassem que a privatização foi muito negativa para o país devido à perda financeira e da hegemonia sobre recursos naturais fundamentais que são estimados capaz de sustentar a indústria mundial por quatro séculos, fatos os quais, resultaram em ações na justiça que se desenrolam nos dias de hoje.
2) As características citadas no texto são: destaque como negociador, fluente em inglês, conhecimento de como acontecia as interações das empresas com o governo e os outros órgãos, boa comunicação interna e externa, facilidade em fazer redes de relacionamentos interpessoais, facilidade em trabalhar com o aspecto humano e influenciar pessoas, deixando clara sua vocação natural para liderança.
É possível notar estas características devido aos fatos descritos no texto, como quando assumiu o cargo de diretor mesmo sem conhecimentos profundos de mineração ou quando discute com os outros acionistas e convence-os na concentração do foco em mineração e logística e também fechando o acordo estratégico para exploração de recursos minerais na África.
3) Elas se tornaram mais relevantes na medida em que Agnelli assumia cargos superiores. Suas habilidades como administrador foram imprescindíveis quando Roger assumiu a CVRD, para poder reorganizar a empresa e adequá-la aos moldes privados.
4)