Administração resumida
Escola Científica
1. Introdução
Desenvolvida por Taylor no início do século XX, tal escola enfatizava o aumento da eficiência e da produtividade por meio da aplicação de técnicas na base operacional da organização. Diante disso, pode-se afirmar que sua ênfase estava nas tarefas, e não na estrutura, sendo um modelo de organização mecanicista.
A administração científica consiste na aplicação de metodologias sistemáticas na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima, ou seja, das tarefas para o todo.
Além disso, a ênfase dessa escola estava somente nas organizações formais, ou seja, não considerava as relações humanas existentes.
2. Administração como ciência
•
•
•
•
Planejamento em substituição ao improviso;
Ciência ao invés de empirismo;
Máxima prosperidade.
Busca pelo aumento da eficiência e produtividade no nível operacional.
3. Organização Racional do Trabalho
•
Fundamentos:
→ Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: consiste em analisar e decompor o trabalho de forma a identificar quais os movimentos úteis e inúteis. Os inúteis devem ser eliminados e os úteis devem ser racionalizados por meio do estudo dos tempos e movimentos.
Tal estudo tem o fim de definir um tempo padrão para a execução de tarefas, bem como métodos de trabalho definidos pelos gerentes e executados pelos trabalhadores.
Como vantagem da análise do trabalho, pode ser destacado o fato de que ela elimina o desperdício de esforço humano com movimentos inúteis; racionaliza a seleção de operários; adapta o operário ao trabalho; facilita a realização de treinamento; aumenta a eficiência e produtividade e distribui o trabalho.
Obs: Gilbreth – movimentos elementares (therblig).
→ Estudo da fadiga humana;
→ Divisão do trabalho; A especialização melhora os resultados, por tornar os funcionários mais eficientes. A tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
→