administração pública
1. Discorra sobre a origem história e o desenvolvimento da metodologia das contas nacionais.
R: Foi Desde a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas Desenvolvem manuais metodológicos com o objetivo de servirem de referência para a produção de estatísticas dos órgãos produtores oficiais de cada país. Quando o sistema não cobre alguma informação são criadas as Contas Satélites, que são estatísticas destinadas a atender objetivos específicos.
2. Qual a diferença entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto?
R: O PIB é o valor de toda produção de bens e serviços de um País. Ou seja, é a totalidade da renda obtida internamente. Por outro lado o PNB é as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriados por nacionais de outros Países.
3. Como a poupança externa pode vir a complementar a poupança interna na visão das contas nacionais?
R: A poupança externa pode vir complementar a poupança interna na forma de financiamento em relação formação do capital.
4. Explique a identidade contábil de uma das contas da Contabilidade Nacional, e por que os dois lados da conta necessariamente chegam aos mesmos valores?
R: Temos a balança de pagamentos que um instrumento da contabilidade nacional, porém registra o saldo de dinheiro que entra e sai do País. Em forma de importação e exportação dos produtos. Por outro lado é onde os rendimentos são enviados ao exterior que superam as receitas recebidas dos agentes externos. Com isso gera as transações, onde ocorreram nessa conta.
EX: Entretanto, qualquer transação internacional surgiu duas entradas, onde compensam na balança de pagamentos, o saldo de conta corrente e o saldo da conta capital automaticamente somam zero:
Conta corrente + conta capital = 0
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM CAP. 03
1. Discuta as possíveis formas das curvas de oferta (retas horizontais, curvas ascendentes e retas verticais).
R: