Administração pública
01. O que significa gestão enquanto prática social? Cite pelo menos um exemplo prático.
É o envolvimento, a junção e o controle de diversos interesses, recursos e atividades inerentes ao alcance de determinados objetivos nas organizações. Podemos citar como exemplo as práticas de uma empresa, onde seus funcionários estão acostumados na rotina, na manutenção ou reestruturação dos sistemas de relações sociais nas quais os colaboradores estão envolvidos, tanto sendo esta empresa pública ou privada.
02. Quais são as formas que o Estado pode assumir? Diferencie cada uma delas.
O estado pode assumir as formas: Unitário ou Simples e Federativo. No modo unitário, prevalece uma centralização tanto política quanto administrativa. Isso é possível por meio da instituição de três poderes: Executivo Legislativo e Judiciário. Independentes, porém únicos para toda a extensão territorial que compõe determinado Estado. Assim é definida uma unidade de poder central da qual emanam todos os ordenados administrativo, judiciais e legais. Ainda que possa haver certa descentralização de poder, via esses regionais, estes últimos não possuem autonomia político-administrativa, subordinando-se ao poder central. O Estado Federativo, os entes regionais, Estados e municípios, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhe são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativa e políticas serem retirados por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário, cada ente regional, pode, preservando diretrizes constitucionais únicas e nacionais, criar suas legislações, definir suas ordenações administrativas e instancias jurídicas próprias.
03. O que é serviço público? Cite pelo menos um exemplo.
É todo serviço prestado pela administração pública ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade