administração publica
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD
Curso de Graduação em Administração Pública
Planejamento e Programação na Administração Pública
ATIVIDADE 3 EVOLUÇÃO DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL NO BRASIL
Aluno: Sebastião Fabiano Ferreira Matrícula 10.2.9517
Polo: Conselheiro Lafaiete
Quais foram as contribuições e os “equívocos” que as reformas administrativas legaram à estrutura e ao funcionamento do Planejamento do Governo Federal?
Segundo a maioria dos estudiosos da administração publica o serviço publico brasileiro se profissionalizou a partir da revolução de 1930 com Getulio Vargas no poder. Como exemplo de contribuições nas reformas administrativas no Governo Federal temos:
Na era Vargas houve uma acentuada modernização de Administração Publica Brasileira incluindo:
Intervenção estatal na economia, através da criação de agências e programas, políticas de proteção ao café e transferência de todas as decisões econômicas relevantes para a esfera do governo federal; centralização política reforma administrativa e racionalização e modernização do aparelho de Estado; redefinição dos padrões de relacionamento entre oligarquias locais e estaduais, com a simultânea centralização dos instrumentos para o exercício do clientelismo; e incorporação do trabalho em moldes corporativos.
No período de 1937 a 1945 considerado um marco na Administração Pública brasileira, especialmente com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), previsto na Constituição de 1937.
O DASP, tendo os Departamentos de Administração dos Ministérios como elo, funcionando de forma sistêmica, tornou-se o centro irradiador de influências renovadoras no campo da administração Pública brasileira. Generalizou-se nos estados a criação de Departamentos de Assuntos Municipais que, segundo o Instituto Brasileiro