Administração por resultados
JUNIOR, Oady Aredes. Administração por Resultados. Brasília: CETEB, 2009. (Apostila do módulo Administração por Resultados, curso de Pós-Graduação a distância na área de Planejamento Estratégico, Universidade Gama Filho).
A Administração Pública tem como função, atuar como eixo transmissor entre o Estado e a sociedade, para atender às suas demandas com serviços públicos de qualidade e transparência.
Trazemos esse conceito apresentado na pág. 09 da apostila, para mostrarmos os aspectos mais relevantes da evolução e os tipos de administração apresentados no Capítulo 1 – A Administração Pública.
A Administração Pública passou por três modelos diferentes ao longo do tempo, em sua evolução: ▪ Administração patrimonialista: típica dos estados absolutistas europeus (século XVIII), onde a máquina estatal tornava-se continuidade do poder do governante e seus funcionários poderiam ser equiparados a membros da nobreza. Estado e soberano “dividiam” bens e os cargos do tipo muito dinheiro e pouco esforço. Nepotismo e corrupção são características próprias deste tipo de administração; ▪ Administração burocrática: surgiu a partir da necessidade de combate ao nepotismo e corrupção do modelo anterior. Para isso, fez-se necessário aumentar o controle administrativo, como controlar rigidamente os admitidos, as contratações de terceiros e também o atendimento às demandas da população. Tudo porque parte-se do princípio da desconfiança prévia dos administradores públicos. São princípios deste modelo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional a ideia de carreira pública e a profissionalização do servidor com o pensamento de poder racional legal. ▪ Administração gerencial: busca resolver o problema da burocracia. Prioriza a eficiência da Administração, a qualidade na prestação de serviços e redução de custos. Trás o pensamento de ênfase em resultados, cultura gerencial e conceitos