Administração Pessoal
Motivos que levam ao afastamento provisório ou definitivo da empresa:
Dispensa por culpa recíproca:
Se ambas as partes – patrão e empregado – têm a sua parcela de culpa pela rescisão do contrato de trabalho, por agirem de forma contrária ao Direito na condução da relação de emprego a ponto de justificar o seu rompimento, os dois devem arcar por igual com os ônus da rescisão.
Na imagem apresentada, o patrão já havia advertido diversas vezes quanto ao pagamento dos colaboradores em atraso, porém o empregado cometeu o mesmo erro. Ao chamar atenção do empregado, o patrão praticou assédio moral, o que levaria a uma dispensa com culpa recíproca.
Motivos que levam a uma rescisão por justa causa:
Conduta Imprópria
Indisciplina
Chegar ao trabalho embriagado
Improbidade
Crimes fora do trabalho
Não cumprimento das funções
Quebrar o sigilo da empresa
Abandono das funções
Afastamento por Doenças:
É um benefício devido ao segurado que, após cumprir a carência, quando for o caso, ficar incapacitado para o trabalho ou atividade habitual, por motivo de doença, nos casos de segurado (a)/ empregado(a) por mais de 15 dias consecutivos de atestados médico, e para as demais categorias a partir da data do início da incapacidade.
Afastamento por falecimento de familiares ou Casamento:
Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
I - até Dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica;
… II – até três dias consecutivos, em virtude de casamento
Atestado de doação de sangue
A legislação dá ao trabalhador regido pela CLT ,o direito de se ausentar do trabalho para doar sangue ,sem prejuízo na remuneração um dia de folga a cada 12 meses
Licença Paternidade
A licença-paternidade de cinco dias foi concedida pela Constituição Federal/88. A contagem da