Administração: perspectivas e mudanças
Com a crescente competição entre as empresas de produção de bens e serviços, gerada pelo movimento chamado globalização, muitas empresas buscam ampliar seus mercados.
A busca de novos mercados em sua maioria das vezes é não somente atender o mercado doméstico, mas sim ampliar suas áreas de atuação através da oferta de seus produtos a outras nações. Isso acontece, pois a empresa visa aumentar seus lucros.
Há também vários fatores envolvidos para o sucesso deste processo, tais como: produto, e sua qualidade, fatores cambiais, logística e distribuição, divulgação e estudo do mercado que se almeja se inserir, fatores políticos e culturais.
O grau de internacionalização pode variar de uma empresa para outra, dependendo, claro, do objetivo que se pretende alcançar.
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A internacionalização de uma empresa pode ser observada como um processo, um resultado final, ou por uma forma de pensar. Formalmente, pode-se definir internacionalização como o passo a passo de desenvolvimento de negócios internacionais onde empresas tornam-se comprometidas com operações internacionais para produtos específicos em mercados selecionados (LOSTARINEN, 1994).
Em minha visão é uma decisão que deve ser avaliada com muita cautela, pelo motivo de que é uma situação totalmente nova. É um mercado que se mostra muito individual e exigente, procuram-se produtos de alta qualidade a um preço razoavelmente bom e também que atenda os anseios de uma determinada cultura, grau de poder aquisitivo, fatores climáticos e geográficos.
Não existe uma “fórmula mágica “para a execução de um processo de internacionalização, pois vai depender, com já havia colocado antes, até que ponto ou grau de abrangência internacional deseja-se alcançar.
Existem sim, algumas etapas a serem observadas