Administração hospitalar
LAGE, O.C.; FRIEDLANDER, M.R. Preparo para alta pós-cirúrgica: resultados de ação Andragógica observados durante a visita domiciliária. Rev.Esc.Enf.USP, v. n. p. mês. Ano.
RESUMO:
O trabalho visou levantar o número de pacientes com problemas para cumprir as orientações fornecidas no preparo para alta referentes a aspectos gerais, complicações e a opinião sobre a estratégia de ensino usada. A metodologia desenvolvida na intervenção educativa na etapa intra hospitalar baseou-se no modelo Andragógico. Na fase extra hospitalar utilizou-se a visita domiciliária para avaliar o seguimento das orientações. O estudo demonstra: a) metade dos pacientes não seguiram todas as recomendações mas n úmero de problemas por paciente foi pequeno; b) cuidados com a ferida operatória teve maior número de problemas, seguida pela alimentação e postura corporal; d) as orientações relacionadas às complicações foram as mais seguidas; e f) a visita domiciliar auxiliou a sanar as dúvidas dos pacientes e atender as necessidades não previstas. Os resultados demonstram que o Modelo Andragógico é efetivo no planejamento da alta do paciente cirúrgico e para o auto cuidado.
Palavras-chave: Alta pós-cirúrgica, Educação de Adultos, Visita Domiciliar.
ABASTRACT:
KEYWORDS: Discharge Preparation, Adult Education, Home Visit.
*Resumo de Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 2002.
**Enfermeiro. Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, São Paulo. e-mail: oswaldo@netmogi.com.br
*** Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade de Mogi das Cruzes.
1. INTRODUÇÃO
Apesar do enfermeiro atuar freqüentemente no