Administração hospitalar
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de graduação em Administração da FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica.
Orientador: Prof. Rachel Palmas - TO
1. INTRODUÇÃO
Diversas pessoas questionam a importância de haver um Administrador Hospitalar nos hospitais. No entanto, fica claro que estas desconhecem a complexidade que é um sistema hospitalar. O hospital é uma organização que possui infra-estrutura de instalações,equipamentos, instrumentais médico, funcionários, recursos financeiros e principalmente os clientes os quais procuram tratamento. E para gerir adequadamente, esses recursos que cada vez mais vem sendo aperfeiçoados e complexos, exigiu-se um profissional competente capaz de entender de pessoas, dinheiro, tecnologia e dos processos necessários.
Os hospitais públicos por diversas vezes estavam mantendo-se em evidencia por aspectos negativos, sem as mínimas condições dos serviços de urgência, de ambulatório e de internação. A atual administração dos hospitais públicos encontra-se como uma das maiores preocupações da população que necessita dos serviços prestados por estas instituições, sendo um dos principais problemas enfrentados no cotidiano da administração hospitalar, principalmente para a gestão de hospitais prestadores de serviços ao sistema único de saúde SUS. As causas dos problemas são claramente mencionadas: falta de profissionais qualificados, falta de material, falta de leitos, orçamento reduzidos, enfim, faltam recursos.
Dessa forma, diante do atual contexto dos sistemas públicos de saúde, o presente estudo tem por intuito demonstrar a importância que o