Administração Global
ADMINISTRAÇÃO GLOBAL
Março 2014
Maceió - AL
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Luziane Bezerra dos Santos
Nathaly Souza de Andrade
Rafaela Marinho de Assis
Rafaella Barbosa Vilela Ferreira
ADMINISTRAÇÃO GLOBAL
Destinado à professora Cristina Campos, da cadeira de Fundamentos da Administração II para fins avaliativos do 2º período de administração, manhã da FMN
Março 2014
Maceió - AL
Administração Global - Globalização e Competitividade
Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante. Drucker utilizava a expressão era de descontinuidade para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas.
A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difícil qualquer previsão a respeito do futuro. Naisbitt preocupou-se em definir as megatendências (grandes mudanças). Todas essas transações provocam profundos impactos na vida de uma empresa. O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa.
A ênfase pragmática nas técnicas e no “como fazer as coisas” com a utilização de fórmulas e receitas universais de gerência já utilizadas com sucesso, sem que visualize cada situação como uma nova e diferente situação. O mais importante do que o como fazer é o que fazer. Nisso reside à essência fundamental da administração contemporânea: a visão estratégica de cada operação.
O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação.
A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE
Existe uma nova ordem mundial. A globalização da