resumo "A carta de Pero Vaz de Caminha"
Pero Vaz de Caminha nasceu em 1450, prestou alguns serviços à coroa portuguesa e em 1500 compôs a frota dirigida por Pedro Álvares Cabral. Nela Caminha exercia a função de escrivão e tinha como principal tarefa redigir uma carta ao rei D. Manuel I comunicando-lhe sobre o “achamento” da terra brasileira.
Nesta obra conhecida como a certidão do Brasil, Caminha descreve detalhadamente tudo o que visualizava desde a saída da Europa no dia 09/03/1500, ate a chegada dos portugueses no Brasil, como a travessia pelo atlântico falando sobre as embarcações, os alimentos, as mortes, e ate mesmo das doenças e uma delas e o escorbuto doença comum da época pela falta de vitamina C, causando hemorragia aos navegantes que faleciam no decorrer da viagem.
Após a partida, na manhã do dia 14 do mesmo mês a frota estava entre as ilhas canárias e no dia 22, na altura de cabo verde, já no dia 23, o autor relata sobre o acidente da empreitada, quando uma nau se perdeu sem nenhuma justificativa aparente para isso. Vale ressaltar que neste período as navegações não tinham máquinas a vapor o que levaria os navios a ficarem meses em alto mar a esperar vento pra atravessar, mesmo como estes fatos, os navios saíam das rotas Mesmo sem um navio a menos a frota de Cabral prossegue viagem rumo à ideia de destino que era chegar nessa terra.
Depois de um longo percurso em alto mar, a frota de Cabral avista as aves que sinalizam a proximidade da terra firme fator este sendo confirmando no dia 21 de abril, terça feira de páscoa, já no dia seguinte avistam um monte alto que o capitão pôs o nome de monte pascoal e para a terra de terra de vera cruz. Ao chegarem, as primeiras impressões dos portugueses sobre nosso território mostram grande entusiasmo diante da exuberância local, com um relevo plano da nova terra e as características da mata Atlântica que na época cobria todo o sul da Bahia as mesmas como