Resumo do livro a carta de pero vaz de caminha comentários e notas de douglas tufano
• A viagem de Pedro Álvares Cabral
Com o retorno triunfante de Vasco da Gama - comandante da primeira expedição que conseguiu chegar as Índias, e pelo fato foi condecorado como “almirante-mor das índias”. Sua viagem foi imortalizada pelo poeta Luís de Camões, em Os lusíadas. – das Índias e com a notícia de que poderiam chegar ao O riente contornando a África por mar, o rei de Portugal, Dom Manuel I, organizou uma frota para montar nas Índias uma feitoria e assim obter o monopólio do comércio das especiarias. Banqueiros contribuíram para a realização da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral que não se sabe bem por que foi escolhido como capitão- mor. Cabral se cercou de navegadores experientes e realizou bem a sua missão e ao retornar a Portugal não realizou mais nenhuma expedição e morreu sem saber que havia descoberto um continente.
A frota que comandava afastou-se da costa africana, para fugir das calmarias e navegou para oeste. E quando faziam este desvio acharam terras brasileiras. Os portugueses já sabiam da existência de terras a oeste de Cabo Verde. E o tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha em 1494, concedia a Portugal o domínio dessas terras e Cabral oficializou a posse.
As terras encontradas não entusiasmaram aos portugueses, pois não havia ouro e pedras preciosas, seria necessário a exploração, mais isso levaria tempo, só depois de trinta anos é que o interesse pelo Brasil aparece.
• A importância das especiarias
As especiarias eram fundamental na vida econômica, política e culinária da Europa. Temperos eram usados para preservar carne e dar sabor diferenciado, muitas eram de uso medicinal. As especiarias eram trazidas por via terrestre até as margens do Mediterrâneo e mar Negro. Mas quando havia problemas elas seguiam por barcos. Eram compradas e vendidas por mercadores venezianos e seu preço subia a medida que percorria o percurso chegando a dobrar de preço. E se fosse