Administração geral
TEMA: RELAÇÃO DE ASPECTOS DO HOSPITAL SANTA CRUZ DE CANOINHAS, COM AS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO ESTUDADAS
ALUNO : DERBY FONTANA NETO
A organização escolhida para estudar a relação dos aspectos organizacionais, com as Teorias da Administração, é o Hospital Santa Cruz de Canoinhas, do qual sou colaborador.
Em breve histórico, passamos a relatar baseado nas pesquisas feitas, como foi fundado o Hospital e da sua trajetória até os dias atuais, sempre evidenciando as Teorias Administrativas, que seus Administradores colocaram em prática.
Nas décadas de 1910 e 1920, dona Tereza Gobbi era dona de um Hotel, situado próximo a uma estação ferroviária de Marcilio Dias, hoje distrito de Canoinhas, onde atendia os passageiros dos trens, fornecendo-lhes marmitas, tornando-se popular naquela freguesia.
Certo dia ocorreu um acidente com um dos trabalhadores da ferrovia e ele necessitou ser hospitalizado, quando foi socorrido pela dona Tereza, que improvisou uma maca feita de lençóis para poder transportar o acidentado para Curitiba-PR, o qual levou um dia de viagem.
Sensibilizada com a situação, dona Tereza, iniciou várias campanhas para a construção de um Hospital que pudesse atender as necessidades de saúde da comunidade da região.
Em 1932, após a morte de seu filho Pedro aos 28 anos de idade, acirrou-se as campanhas e finalmente aos sete dias do mês de março de 1939, com a presença do interventor federal Nereu Ramos e sua comitiva, foi inaugurado as 9:00 horas o Hospital de Caridade Santa Cruz de Canoinhas, hoje Hospital Santa Cruz de Canoinhas.
Hoje o HSCC conta com 116 leitos, 53 quartos, 10 leitos de UTI, Centro Cirúrgico com cinco salas sendo uma de recuperação, 190 colaboradores e um corpo clínico formado por 45 profissionais nas especialidades de Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Ortopedia, Traumatologia, Obstetrícia, Pediatria Cardiologia, Angiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Anestesia,