Administração GERAL
A Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã é uma organização que dispõe de uma estrutura organizacional onde a secretária de saúde é a chefia imediata , distribuindo os setores com seus coordenadores , os quais são os gerenciadores dos técnicos nas Unidades de Saúde do município .
Para Taylor a organização e administração devem ser tratadas de forma cientifica analisando de baixo para cima o processo do trabalho, já para Fayol a função administrativa é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções na empresa. A partir da concepção de Fayol podemos observar a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas - experiência tipicamente democrática e americana - entrou em declínio. Foi a primeira tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística e participativa. De um lado ela combateu a Teoria Clássica, mas, por outro, não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
Uma das grandes dificuldades na secretaria é a falta de planejamento e articulação dos serviços, podemos contextualizar essa problemática com a teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é a estrutura e o ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a