Administração financeira
Entender como dois indicadores como risco e retorno podem influenciar na decisão de investimentos dentro de uma empresa.
JUSTIFICATIVA:
Aprender como o conflito risco - retorno funciona na administração do capital de giro de uma empresa.
JUSTIFICATIVA:
Aprender como o conflito risco - retorno funciona na administração do capital de giro de uma empresa.
INTRODUÇÃO:
A relação entre risco e retorno: O retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros.
DESENVOLVIMENTO:
A relação existente entre risco e retorno e dado de acordo com o volume de atividades, ou seja, quanto maior forem os recursos aplicados em ativos correntes menor será a rentabilidade oferecida pelo investimento assim sendo (na medida em que a AC for maior que o ANC) e, em contrapartida, menos arriscada será a política de capital de giro adotada. Revelando-se assim maior imobilização de capital em giro ( maior folga financeira), que promove retorno relativos inferiores aqueles apurados ao optar-se por uma estrutura financeira de menor liquidez,com reduzido volume de capital de giro. O inverso também é verdadeiro. A alternativa de alto risco é a que apresenta menor investimento em capital de giro e, provavelmente,maior rentabilidade. Ao contrário, a redução do risco (baixo risco) é verificada pela mais elevada imobilização de capital, uma redução do retorno percentual.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Nessa relação de conflito, conclui-se que uma empresa não pode decidir por uma posição de mais alta liquidez e rentabilidade simultaneamente devendo optar por um CCL que lhe proporcione um nível de segurança e rentabilidade adequada aos padrões definidos pela relação risco-