Administração financeira
Valor do dinheiro no tempo
Por várias razões, o dinheiro assume valores diferentes em momentos diferentes.
Voto # V1t1
Ou, um valor nominal x possui valor real # x em um tempo diferente.
Exemplo:
Possuir 1000 reais hoje não é o mesmo que possuí los daqui há um ano, dois ou três.
Motivos:
→ Inflação : alteração nos preços ocorrida ao longo do tempo.
→ Custo de oportunidade: o que se deixa de ter ou fazer em função de uma decisão/escolha.
→ Risco: decorrência da incerteza sobre eventos futuros.
Desdobramentos:
→ NUNCA se deve somar ou subtrair valores monetários dados em momentos diferentes.
Solução:
“Levar” ou “trazer” os valores para um mesmo momento.
Observações: O dinheiro vale o que ele compra. Portanto o dinheiro muda de valor ao longo do tempo, isso acontece pois o mesmo dinheiro compra menos “coisas” ao longo do tempo. Ex. Em 94 (implementação do plano real) 1L de gasolina custava 0,54 reais, hoje em dia com 0,54 reais você não consegue comprar nem 300 ml de gasolina, portanto o dinheiro desvalorizou. Por isso é preferível ter o dinheiro hoje do que daqui 1 ano. Esse fenômeno chama se inflação.
A inflação é um processo natural de qualquer economia. A grande questão é a taxa de inflação, o Brasil trabalha com uma taxa de 6% ao ano, caso este numero alcance valores imensuráveis, a economia não se adaptara a inflação é ai que ocorre a super – inflação, isso é ruim.
Um outro motivo que influencia o valor do dinheiro é o custo de oportunidade, um exemplo: uma menina fala pra você sair com ela hoje pra tomar uma cerveja, se você tem o dinheiro você vai sossegado, caso contrário você poderá pagar este custo para não ficar endividado.
Existe também o risco. Ex. É preferível eu ter 1000 reais hoje do que eu dar pra o professor guardar pra mim, pois ele pode simplesmente sumir com meu dinheiro, isso é um risco.
Se você tiver 1000 reais hoje e 1000 reais no ano que vem, você tem quantos mil reais?