Administração financeira
Origem
A administração financeira como um campo separado surgiu por cerca de 1900, seu estudo visava orientar e legalizar empresas que iniciavam-se no mercado, e tinha como objetivo, através de títulos de vários tipos, levantar capital.
Nas décadas de 40 e 50 a disciplina de administração de finanças seguiu como uma disciplina de finanças, como matéria descritiva e institucional, mas somente para estudantes. Na década de 50 isso mudou. As empresas começaram a maximizar seus lucros, escolher seus clientes e a melhor utilização do capital de giro.
Já na década de 90 a maximização dos valores da empresa se torna o objetivo principal. Para isso foram criados alguns critérios de remuneração, tais como bônus aos gestores, para que estes trabalhassem em prol da geração de lucro.
Até a década de 90 a visão era apenas de aumentar os lucros, hoje todavia, é a maximização do valor das riquezas e dos proprietários da empresa, visando estabilidade e controle de caixa pra investimentos futuros.
Por outro lado, o administrador financeiro passou a ser mais exigido, o que ocasionou a necessidade de especialização e atualização perene.
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gestão financeira.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
O administrador financeiro, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Pois, o conhecimento de