cadeiras Rei Luizes
O espaldar dessa cadeira apresenta formas ovais, retangulares ou arredondadas (medalhão). Apresenta uma moldura e pode ser rectangular (carré à la Reine), oval (na vertical, dossier à medaillon) ou ainda vasado (com aberturas).
Assento são feitos com sedas, listradas ou estampas florais.
Os pés são retos, as direitas podem ser de secção quadrangular ou circular, estreitando em direção ao chão, direitas podem ser de secção quadrangular ou circular, As pernas são ligadas à cintura (parte inferior do plano horizontal de assento) através de um cubo decorado.
Braços são curvos ou canelados.
A principal característica reside no facto das pernas perderem as suas curvas e passarem a se assemelhar mais a verdadeiros elementos visíveis de suporte. As pernas direitas podem ser de secção quadrangular ou circular, estreitando em direcção ao chão e apresentanto caneluras a direito ou em espiral. As pernas são ligadas à cintura (parte inferior do plano horizontal de assento) através de um cubo decorado. O espaldar (apoio para as costas) apresenta uma moldura e pode ser rectangular (carré à la Reine), oval (na vertical, dossier à medaillon) ou ainda vasado (com aberturas). Podem ser mantidas com a cor natural da madeira, pintadas ou douradas. Um das novas tipologias é a Bergère en confessional, uma espécie de sofá com apoio laterais para apoiar a cabeça.
Luiz XIV
Os espaldares são altos e retos contrastam com os braços encurvados e terminados em volutas. Com pernas retas com forma de pata de animal o que da um ar de masculino.Os pés aparecem como balaústre, pequenas bolas ou cubos unidos por travessas em H ou X e os assentos forrados em veludo e brocado, possui uma rica entalhãcao.Sua testada é reta
Luis XV
Sua cadeira é conhecida por sua originalidade, com curvas leves, feitas assimetricamente a mão da um ar alegre e luxuoso, sua estrutura são menores assim as torna mais funcionais com muito conforto, praticidade e elegância. O espaldar