Administração Financeira e Orçamentária
1. INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O QUE É FINANÇAS?
A área de finanças, de maneira geral, é capaz de afetar nossas vidas e das empresas.
Pode-se definir finanças como a ciência da gestão do dinheiro. Pode-se dizer que todos as pessoas e organizações recebem, levantam, gastam ou investem dinheiro.
A área de finanças tem a preocupação com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais.
ÁREAS DE OPORTUNIDADES EM FINANÇAS
Pode-se dividi-las em duas grandes partes!
Serviços Financeiros
Indivíduos ou organizações que oferecem serviços de assessoramento e produtos financeiros. Ex: Bancos, corretoras, imóveis, seguros, etc.
Administração Financeira
Preocupa-se com as tarefas e questões financeiras da empresa. Os administradores financeiros agem com mais frequência nas questões financeiras de qualquer tipo na empresa.
Desempenham trabalhos como planejamento, concessão de crédito a clientes, avaliação de projetos de investimento e captação de fundos para financiar as operações das empresas.
Devido a globalização, as empresas agora são capazes de captar recursos em outros países, por isso, hoje é necessário que o administrador seja capaz de gerir fluxos de caixa em diversas moedas, tornando a função do administrador mais complexo.
MODALIDADES JURÍDICAS
Podemos classifica-las em três: Firma Individual, sociedade por cotas e sociedade por ações:
Firmas Individuais
Empresa normalmente pertencente a uma pessoa que seja capaz de gerar lucro para si mesmo. Ele própria busca seus empréstimos, toma as decisões e tem responsabilidade ilimitada
Sociedade por Cotas
É quando dois ou mais proprietários atuam conjuntamente para obter lucro.
São normalmente criadas com base num contrato de associação.
Todos os sócios têm responsabilidade ilimitada.
Sociedade Por Ações
É uma sociedade virtual, criada por lei
É chamada também de entidade