Administração financeira e orçamentária
Trabalho 01: Efetue uma resenha técnica sobre a importância da Administração do Capital de Giro para as Empresas, dando enfoque aos conceitos, a natureza, Elementos essências que provocam alterações e principais objetivos para a gestão financeira das empresas.
IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO PARA AS EMPRESAS
Todos os recursos, que as empresas conservam no seu caixa para pagar suas necessidades operacionais imediatas, são considerados capital de giro.
São também, considerados capital de giro os recursos quando a empresa precisa negociar melhores preços com seus fornecedores ou precisam aproveitar uma oportunidade de negócio que seja imperdível e vantajosa. O pagamento de salários e de tarifas públicas, os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber fazem parte do capital de giro de uma empresa.
Podemos concluir que o capital de giro é o conjunto de valores que se torna necessário para a empresa fazer com que seus negócios se realizem, ou seja, “girem”. A expressão “Capital de Giro” então significa que são todos os bens efetivamente que estão em uso. Ele é um conceito de natureza econômica e financeira, não é uma definição legal, sendo formada por uma fonte de fundos permanente que tem o objetivo de financiar a Necessidade de Capital de Giro.
Normalmente nas empresas 50% a 60% do seu total ativo indicam a faixa correspondente a este capital. O capital de giro participa do total de ativos da empresa e sendo assim exige um controle exercido pelo administrador financeiro, normalmente este controle exige mais atenção do que o capital fixo.
O capital fixo não exige atenção constante, pois os fatores capazes de afetá-lo acontecem com uma frequência bem menor e com impacto muitas vezes não direto.
O capital de giro tem