Administração financeira e orçamentária ii
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- DESENVOLVIMENTO 5
3-CONSIDERAÇÃO FINAL 7
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em uma pesquise sobre os seguintes conceitos: custo de capital, estrutura ótima do mix de capital, alavancagem financeira, política de dividendos, governança corporativa, tipos de mercados financeiros e ferramentas de análise do mercado financeiro. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico em diversos livros de administração financeira.
No desenvolvimento do trabalho, além da apresentação de três diferentes conceitos, também foi realizada uma avaliação das diferenças e semelhanças entre as definições de cada um dos temas pesquisados. 2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Custo de Capital
1- Autor(es): Gitman (1987, p.479)
Conceito: O Custo de Capital é definido como sendo a taxa de retorno que uma empresa precisa obter sobre seus investimentos, de forma a manter inalterado o seu valor de mercado.
2- Autor(es): Fleischer (1973, p.154).
Conceito: Custo de Capital é a taxa mínima de atratividade de retorno adequada as modificações devida as incertezas e os riscos do mundo real.
3- Autor(es): Martins (2001, p.211)
Conceito: O custo de capital é a taxa de retorno mínima necessária para atrair capital para um investimento. Pode ser entendido como a taxa que o investidor pode obter em outro investimento de risco semelhante.
Análise:
O conceito de Custo de Capital pode ser interpretado de duas formas: operacional (neste contexto, o custo de capital é entendido como a taxa mínima de rendibilidade, exigida ao projeto, para que o valor da empresa se mantenha inalterado) ou financeira, que também se divide em oportunidade (que corresponde à oportunidade que a empresa perde de investir em alternativas ao investir nesse projeto); e custo de aquisição, que é o custo das fontes de