Administração Financeira - cometer erros
~ Franklin Delano Roosevelt
Cometer erros no trabalho
Ninguém gosta de errar, muito menos o chefe aceita que o subordinado cometa erros. Quando o deslize é frequente, você pode ser visto como incapaz. Mas situações como essas fazem parte do nosso dia a dia. O importante é encarar os problemas de frente e driblar as frustrações. Ninguém é bom o tempo inteiro. Por isso, procure aprender com os erros e fracassos.
Não se deixe abater e vá em busca de oportunidades que o façam se reerguer e consertar o problema. Assuma seus erros e não esconda sua responsabilidade. Atitudes maduras só o fazem crescer e levá-lo a seguir em frente.
Errar é humano. É a frase clichê de consolo quando uma pessoa falha. Mas o que é realmente recomendável fazer quando você se encontra em tal situação no ambiente de trabalho? E há uma melhor maneira de contar?
Se você trabalha em determinadas condições, regras e metas, o erro gera uma consequência altíssima. Esse erro pode envolver desde risco de vida a risco negócio. Aí é uma situação em que as empresas determinam como erros graves e leva a demissão.
O que fazer? Contar. Omitir jamais. Nunca relativize o problema, como se a falha não fosse acarretar em nenhuma consequência. Se você tiver consciência de como remediar o erro, corra atrás e resolva.
"Nós geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que não devemos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta."
(Samuel Smiles)
Se você conseguir extrair lições profundas a partir de um erro cometido você invariavelmente chegará a conclusão de que o preço que pagou – ou os erros que cometeu – para aprender essas lições foi muito pequeno. Você pagou muito barato por algo do qual poderá tirar proveito durante o resto da sua vida. Você fez um grande negócio, acredite!