Auditoria
As funções da auditoria na organização. Avaliações específicas e abrangentes dos ambientes de negócio e de controles das empresas. Auditoria das Demonstrações
Financeiras. Normas relativas à pessoa do auditor e a execução do trabalho. Programas de auditoria. Avaliação dos controles internos. Papéis de trabalho. Identificação das demonstrações contábeis e responsabilidade do auditor. Adequação aos princípios contábeis. Identificar os componentes do controle interno
1) A administração dedica atenção cuidadosa ao conhecimento e habilidade que o pessoal da organização deve ter, em todos os níveis hierárquicos.
2) Controles gerais e controles de aplicativos são estabelecidos no departamento de processamento eletrônico de dados.
3) A administração atua para reduzir ou eliminar incentivos e tentações que possam levar individuos a praticar atos desonestos ou ilegais.
4) A administração mostra-se alerta a reclamações de clientes sobre erros de faturamento.
5) A administração dedica atenção especial aos riscos podem surgir pela utilização de tecnologia de informação no sistema contábil.
6) A atribuição de responsabilidades a empregados é feita de forma a impedir que qualquer indivíduo esteja em posição em que possa cometer uma irregularidade ou erro e então escondê-lo.
7) A administração de TI tem desenhado controles para impedir uso não autorizado de equipamentos, arquivo de dados e programas de TI.
8) No processamento de folha de pagamento, faz-se conferência do total de horas a serem pagas. Se o total de horas por semana for superior a 65, a transação é impressa em um relatório de exceções e colocada em um arquivo de pendências, para que haja revisão ou autorização adicional.
9) A equipe de auditoria interna revisa periodicamente a eficácia de vários componentes da estrutura de controles internos.
10) Manuais de politicas e manuais de contabilidade (incluisve plano de contas) e de elaboração e apresentação de