Administração finaceira
Capital: é o recurso básico da empresa e significa o valor líquido dos ativos da mesma. Pode ser próprio, quando pertence aos proprietários ou acionistas, e de terceiros quando se tratam de empréstimo, debêntures e ações preferenciais por exemplo. (CHIAVENATO, 2005)
Risco e retorno: Os proprietários ou acionistas e os fornecedores, bancos ou financeiras quando aplicam recursos na empresa esperam determinado retorno e isso implica em algum risco. O retorno são as perdas ou ganhos que o proprietário de um ativo pode obter em determinado período e o risco é a incerteza do resultado do investimento. (CHIAVENATO, 2005)
Capital de giro: é o capital de curto prazo, período que geralmente corresponde um ano. A administração desse capital corresponde ao gerenciamento do ativo e passivo circulantes. Ressalta-se que os ativos circulantes somam quase metade do ativo total e o passivo circulante é um terço do faturamento. O capital de giro é uma das áreas mais importantes da AF, pois toda empresa necessita de um ativo circulante que cubra o passivo circulante com alguma margem de segurança. (CHIAVENATO, 2005)
Fluxo de caixa: correspondem as entradas e saídas de recursos financeiros do caixa, o seu planejamento é de curto prazo e pode ser denominado planejamento de caixa ou orçamento de caixa. (CHIAVENATO, 2005) A elaboração do fluxo de caixa permite visualizar os recebimentos e pagamentos previstos para determinado período e com isso planejar