Administração em uan
1. Bases da Política de RH
Pesquisa de mercado de RH
É definido como o conjunto de oportunidades de trabalho oferecido pelas organizações e como o conjunto das pessoas dispostas a oferecer a sua força de trabalho.
É o local a onde está localizada a oferta de mão-de-obra, pode estar ou não em equilíbrio, pois o mercado flutua em função do tipo de mão-de-obra procurada necessária.
É a fonte de onde afluem os candidato ao preenchimento de vagas oferecidas pela empresa.
Recrutamento:
É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização. Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente e candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção.
O recrutamento de pessoal divide-se em interno e externo. Recrutamento interno é aquele que privilegia os próprios funcionários da empresa, a divulgação é informada por meio de comunicação, memorando ou cartazes em todos os quadros e avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando àqueles interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou enviem seus dados para análise. Ao procurar candidatos entre funcionários a empresa identifica novos talentos como estímulo à automotivação, ale e reduzir os custos com honorários de divulgação e com as agências de empregos.
Recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos. É recomendado quando a empresa deseja fazer experiências novas para a organização.
As fontes de recrutamento são as instâncias que devem ser exploradas na busca de recursos humanos para abastecer o processo seletivo da empresa. Entre as fontes mais utilizadas estão: funcionário da própria empresa, bancos de dados internos; indicações; cartazes (internos e externos); entidades