Proposta para criação de politicas publicas para jovens e adolescentes
É preciso elaborar novas propostas, com destaque para aquelas que já existem, como é o caso da Secretária Municipal da Infância Juventude Desporto e Lazer. Quanto mais próxima do cotidiano político a Juventude estiver, mais chance nós teremos de ter uma perspectiva mais favorável ao futuro do nosso município.
Os jovens de hoje, daqui a alguns anos, vão assumir a direção deste município. Refiro-me à direção das empresas, dos sindicatos, dos movimentos sociais, dos postos de trabalho, das famílias. Essa geração que está sendo forjada agora é que vai ser responsável pelos destinos do País daqui a alguns anos. Nós não temos pensado em como preparar essa geração para assumir o destino de Manacapuru. Podemos estar entrando numa situação muito ruim, inclusive de retrocesso social, na medida em que poucas pessoas dessa geração têm sido incluídas no processo de desenvolvimento. Com isso, vamos ter, daqui a alguns anos, uma massa de adultos que não foram preparados. Assim, não terão condição de ser incluídos nesse processo. Portanto, não poderão continuar um processo de desenvolvimento civilizatório.
Cada vez mais se discute a existência da opressão geracional. As pessoas mais adultas, mais velhas oprimem as mais jovens, no sentido de restringir-lhes o acesso à participação, às decisões e, muitas vezes, à possibilidade de decidirem sobre os rumos da sua comunidade. Muitas vezes, verificamos que os jovens são