Administração em marketing e empreendedorismo
ELINE LOPES CARVALHO SILVA Aluna do 2º período, ano 2009, do curso de Administração e Marketing, do turno Noturno sala 108, da FAMA. E-mail: eline.silva@bvfinanceira.com.br
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo verificar atuação dos Administradores em Marketing e o Empreendedorismo, suas habilidade e competências diante do mercado competitivo, imprevisível, de constantes mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. Na busca de objetivo pesquisas bibliográficas foram realizadas. Como resultado da pesquisa destaca-se as competências e habilidades essenciais inerentes aos administradores empreendedores.
Palavras-Chave: competências, habilidades, empreendedorismo.
1- INTRODUÇÃO
Os estudos na área de empreendedorismo mostram que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Estes estavam primordialmente interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação na economia.
Três nomes destacam-se nesta teoria Richard Cantillon, Jean Baptiste Say e Joseph Shumpeter. Cantillon era uma banqueiro que poderia ser descrito como um capitalista de risco, cujo seus escritos revelam um bom em busca de oportunidades de negócios, preocupado com gerenciamento inteligente de negócios e a obtenção de rendimentos otimizados para o capital investido. Say considerava o desenvolvimento econômico como resultado da criação de novos empreendimentos e ansiava pela expansão da Revolução Industrial Inglesa e na França. Catillon e Say consideravam os empreendedores como pessoas que corriam riscos basicamente porque investiam seu próprio dinheiro. Portanto os empreendedores eram pessoas que aproveitavam as oportunidades com a perspectiva de obterem lucro.
Porém, Shumpter foi quem realmente lançou o campo do empreendedorismo associando-o claramente à essência da inovação.