administração dol lar
É na família que se tomam decisões, organizam-se e executam-se tarefas com o objetivo de melhor aproveitar os recursos disponíveis em benefício dos membros deste grupo visando à satisfação das necessidades e desejos de todos. Ela abrange aspectos sociais, físicos, biológicos, emocionais e econômicos como alimentação, educação, viagens, férias, saúde, sendo esses, interdependentes.
Para bem administrar todos esses aspectos, o casal precisa autoconhecer-se e comunicar-se com clareza evidenciando seus anseios e aspirações enquanto indivíduo e família, formulando metas para alcançar o padrão de vida desejado, que podem ser a curto, médio ou longo prazo; planejar e fazer previsões futuras, organizar, usar e controlar os recursos existentes e disponíveis e avaliar os resultados das escolhas feitas e decisões tomadas. Isso tudo só é possível através de muito diálogo e organização.
Diálogo é a palavra-chave no relacionamento do casal, inclusive quando se fala de administração e economia familiar. Afinal, casamento é VIVER COM, e não “para” ou “por” alguém, e quanto mais aberto, franco e amoroso, mais o diálogo propicia o crescimento conjunto do casal. Cada cônjuge possui uma “verdade” que deve ser comunicada e discutida até se chegar a um ponto comum, sem que isso acarrete a perda da individualidade.
Pode-se dizer que essas “verdades” são valores ou crenças adquiridas durante a vida, nas quais a pessoa realmente acredita e tem apreço. Manifestam preferências e formas de condução da vida. É o que torna uma coisa ou ato importante para alguém, e como são