Administração do tempo
Em primeiro lugar, esperamos que você tenha tempo para ler este texto.
Este estudo sobre administração do tempo dirige-se especificamente a pessoas, como você, que decidiu fazer um curso pela Internet. Muitas vezes as pessoas acreditam que, “como não têm tempo para fazer um curso presencial, então dá pra fazer um curso pela Internet, porque não exige muito tempo”.
Temos dois aspectos a serem abordados aqui: o primeiro é que é impossível fazermos qualquer coisa bem feita se não dedicarmos tempo e atenção a ela. O segundo aspecto é aquele que trata do quê fazemos com o nosso tempo, que prioridades temos na aplicação dele.
Sobre o primeiro aspecto, você verá que cada curso tem uma série de atividades que exigem dedicação de tempo de estudo, que poderá ser diário ou nos finais de semana. Caso opte por estudar somente aos finais de semana, precisará de uma sessão de estudos bem maior.
O estudo pela Internet oferece pelo menos duas vantagens em relação ao estudo presencial: a primeira é que você poderá dedicar-se inteiramente ao estudo ganhando aquele tempo de deslocamentos necessários nos cursos presenciais; a segunda vantagem é que você mesmo pode estabelecer seus horários de estudo, exceto quando há alguma atividade síncrona, como um Chat, por exemplo.
Sobre o segundo aspecto, aquele que trata da administração do tempo, este texto objetiva fornecer algumas dicas para que você obtenha o melhor aproveitamento possível na sua capacitação, estudando com qualidade e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes. E o primeiro passo para que isto ocorra é uma atitude favorável ao estudo e à participação nos debates
1
promovidos na sua turma.
Sabemos que as pessoas têm diversas atividades durante o dia que consomem tempo: dedicação à família, trabalho, estudo, leituras, lazer, entretenimento, refeições, deslocamentos, cuidados pessoais, atenção e contatos com outras pessoas, atendimento ao telefone, sono, descanso, fazer nada,