Administração do tempo
INTRODUÇÃO
Falar do tempo não é uma coisa fácil. Falar sobre administração do tempo é uma tarefa mais difícil ainda
Se consultarmos o dicionário temos que: “tempo é a medida da duração dos fenômenos”.
Esta definição, pouco nos ajuda na compreensão deste termo, principalmente se consideramos que os “fenômenos”, sejam eles quais forem, serão percebidos de forma diferente pelas pessoas, e mesmo tendo uma idéia exata da duração, pode ter diferentes significados. Por exemplo: uma festa que durou quatro horas, para alguns, que estavam se divertindo, estas quatro horas pareceram uma, para os que se entediaram, pode parecer que demorou muito mais.
É justamente por estar associado à percepção das pessoas, em função de suas crenças, valores, necessidades e desejos, que falar em administração do tempo é bastante complicado.
Porém, as pessoas estão sempre preocupadas em como gerenciar o seu tempo de forma a garantir qualidade de vida pessoal e profissional.
Por tudo isso, antes de começar a falar da administração do tempo propriamente dita, vamos fazer algumas considerações importantes para que todos se preparem para uma auto-avaliação de como estamos utilizando este recurso tão precioso.
1º - Estarei falando do óbvio: muitas das coisas ditas aqui, são bastante óbvias, que todos já sabem, porém porque não conseguimos praticá-las?
2° - Não se trata de coisas simples: trata-se, muitas vezes de mudar estilos de vida, formas de agir o que acaba sendo muito difícil pois estamos falando de mudanças.
3° - Administração do tempo não é uma tarefa que abrange apenas a vida profissional: pelo contrário, ou administramos o tempo ou não o administramos, esta é uma tarefa associada a todos os momentos de nossa vida, pois só assim conseguimos vivê-la de forma plena.
4° - Administrar o tempo não é escravizar-se ao relógio: pelo contrário, quando não controlamos o tempo é que nos tornamos seu escravo, quando conseguimos definir dentro do nosso estilo