resenha
Nome: Weslley Torres de Farias Turma: EC3Y30
Disciplina: Desenvolvimento sustentável Prof: Roque
Resenha
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Sustentabilidade: O campo de disputa de nosso futuro civilizacional
Resenhado por: Weslley Torres De Farias¹
Palavra Chaves: Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Crise ambiental.
Sociólogo, com doutorado pela Universite de Paris V (Rene Descartes, 1982), professor associado na Universidade de Brasília, lotado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da mesma Universidade. Foi professor nas Universidades de Maputo (Moçambique), Federal da Paraíba e Federal de Pernambuco. Participou dos governos de Miguel Arraes (PE) e Cristovam Buarque (DF). Trabalhou em Moçambique no governo Samora Machel. É membro do conselho científico do IIRPC. Tem experiência de pesquisa, gestão e planejamento. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: políticas públicas, conflitos sociais e ambientais, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade e turismo. É coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Turismo Sustentável (LETS).
Introdução: O presente texto diz respeito à forma de evolução de nossas sociedades, e como garantir a reprodução da espécie humana em boas condições. Mostrando-nos que a sustentabilidade tem muitas definições, tratando-se de construir um modelo de desenvolvimento que permita conservar a natureza de forma que as futuras gerações possam gozar de um meio ambiente equilibrado e, ao mesmo tempo, garantir que todos os homens e mulheres possam usufruir de uma vida minimamente digna. Esse texto será dividido em três partes, e se refere a uma leitura preliminar.
A noção de campo em Bourdieu: A noção de campo de Bourdieu remete a um espaço definido em que os agentes ocupam posições determinadas, sempre em relação uns com os outros. “Um campo é um jogo que se joga segundo as regularidades que estão nas regras, mas onde se pode